Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Empresário em nome individual

Empresário em nome individual 23 Fev. 2012 11:41 #1654

• smsvianetportugal
  • Obrigado recebido 1
Obrigado.
Já adiantou alguma coisa.
De facto com tanto botão e pesquisa, nem vi isso das preferências...

Bom agora tenho questões acerca do layout/template da factura, mas parece que devo abrir outro tópico...

Só uma questão relacionado com o menu em cima à esquerda (onde aparecem as preferências): o que é ou para que serve o iniciar workspace?

Nota sobre o editor de texto do forum: se colocamos o cursor numa parte já escrita anteriormente, apesar de ele lá estar (e se escrevermos aparecer o texto onde queremos), o que é facto é que o cursor não é visível. (fica onde se escreveu a última vez)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Empresário em nome individual 22 Fev. 2012 20:54 #1653

• marcolopes
  • Obrigado recebido 743
smsvianetportugal escreveu:
A ideia, para mim, é só facturar serviços prestados, serviços esses que, embora tenham um preço base, variam consoante o serviço prestado cliente a cliente.
Andando às voltas com o colibri e também no forum...fico com muitas dúvidas e questões...

Caro José Gomes,

Antes de mais, um grande obrigado por este post, que nos mostra que, por mais simples e práctico que o Colibri seja, existem utilizadores que se debatem com questões que parecem tão simples numa primeira análise.

A falta de um "GUIA de UTILIZAÇÃO RÁPIDA" (por exemplo) é uma grande falha no universo do Colibri, e será com certeza colmatada num futuro próximo. Toda a ajuda actual é obtida através do Fórum (consultar a secção de PERGUNTAS FREQUÊNTES.

As suas dúvidas são muitas... mas grande parte delas deve-se a um "simples" pormenor: o desconhecimento de uma "opção" muito importante chamada "PREFERÊNCIAS", que pode ser acedida através de 3 formas:
1) Icone na barra superior (Coolbar)
2) Opção no menu "FICHEIRO"
3) Através do atalho CTRL-P (com acesso directo á tabela em questão caso se encontre NUM CAMPO-TABELA!)

Acedendo ás "Preferências" grande parte das suas dúvidas ficam "dissipadas", como a introdução dos dados da empresa, parametrização geral e específica, acesso ás tabelas da aplicação, emissão de mapas legais, etc etc etc

Para o resto das situações aconselho o seguinte:

1) Criar pelo menos um ARTIGO relativo a SERVIÇOS, o qual será facturado a todos os clientes. Caso as descrições sejam diferentes, deverá, como é óbvio, criar diversos artigos...

2) O colibri suporta a sugestão dos úlimos preços practicados aos Clientes (e pelos fornecedores), pelo que, no que toca a preços, tem duas possibilidades:
a) Utilizar preçários específicos (não será muito funcional se TODOS os clientes tiverem um preço diferente...)
b) Utilizar a capacidade do Colibri de sugerir o último preço practicado, bastando para isso facturar pelo menos UMA VEZ a cada Cliente. www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-%28...1tica-de-Pre%C3%A7os

3) No que toca ao acesso ás tabelas, para além do que já foi dito em cima, consulte também este tópico: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-%28...Barra-de-Espa%C3%A7o

Antes de abrir novos tópicos, leia também: www.projectocolibri.com/forum/2-Bem-Vind...OVO-T%C3%93PICO!#510

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 13 Jan. 2013 15:40 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: orb

Empresário em nome individual 22 Fev. 2012 11:38 #1651

• smsvianetportugal
  • Obrigado recebido 1
Para um empresário em nome individual, que presta serviço, e não tem nem armazéns, nem artigos, nem stocks, nem fornecedores...
Apenas quer emitir facturas...
(desabafo: porque é que se complicam estas coisas? com excel a coisa faz-se em meia dúzia de linhas...porque é que um empresário em nome individual que só presta serviços tem de ter software de facturação....enfim... burrocracias à Portuguesa).
A ideia, para mim, é só facturar serviços prestados, serviços esses que, embora tenham um preço base, variam consoante o serviço prestado cliente a cliente.
Andando às voltas com o colibri e também no forum...fico com muitas dúvidas e questões...
1 - Há algum manual de utilização?
2 - Há algum procedimento (ou local onde fazer) para definir a nossa designação, NIF, morada?
2.1 - Existem definições a fazer e/ou procedimentos recomendados iniciais? Existem alguns tópicos no forum que os refiram?
3 - Tentei registar um cliente e, no tab geral, não consigo introduzir o código postal. Quer faça copy paste dos números, quer introduza à mão, quando saio desse campo, volta a aparecer o de Delães.
4 - Não posso definir a designação do serviço prestado e o preço, caso a caso, factura a factura, consoante o o serviço prestado (isto é escrever na própria factura quando estou a emitir a factura, sem ter de fazer uma série de definições antes, as quais só vão servir para uma factura)?
5 - Tentei definir um artigo (seguindo a ideia do tópico "facturação de serviços sujeitos a retenção"), e na parte dos preços, aparece um campo "preçário", com um código 001 (e com um drop down menu com outras possibilidades), mas onde é que eu defino os preçários?
Por agora já vai longo...acho que virão mais a seguir...
The following user(s) said Thank You: orb
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena