Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: CAE na fatura e ficheiro SAFT

CAE na fatura e ficheiro SAFT 2 meses 4 semanas atrás #12685

Bom dia

Utilizo o software de faturação para a minha actividade enquanto profissional liberal.
Deparei-me com um problema/dificuldade no apuramento do IRS, pois tenho 1 CAE principal e 2 CAE secundários e, o ficheiro SAFT gerado pelo Projeto Colibri, não inclui o CAE da fatura.

Assim, gostaria de saber se esta é uma alteração que esteja prevista introduzir no software, e se existe alguma forma de actualmente passar a incluir esta informação na fatura, com a consequente exportação em ficheiro SAFT.

O objetivo final é que quando consulto as faturas que emiti no portal e-fatura, comunicadas via ficheiro SAFT, nas mesmas conste o CAE.

Sei que alterando o template da fatura é possível incluir um campo para o CAE, mas penso que o mesmo não se reflete no ficheiro SAFT.

Obrigado e continuação de excelente trabalho
O adminstrador desactivou a escrita pública.

CAE na fatura e ficheiro SAFT 2 meses 3 semanas atrás #12689

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 719
Fernando Ribeiro escreveu:
Bom dia

Utilizo o software de faturação para a minha actividade enquanto profissional liberal.
Deparei-me com um problema/dificuldade no apuramento do IRS, pois tenho 1 CAE principal e 2 CAE secundários e, o ficheiro SAFT gerado pelo Projeto Colibri, não inclui o CAE da fatura.

Assim, gostaria de saber se esta é uma alteração que esteja prevista introduzir no software, e se existe alguma forma de actualmente passar a incluir esta informação na fatura, com a consequente exportação em ficheiro SAFT.

O objetivo final é que quando consulto as faturas que emiti no portal e-fatura, comunicadas via ficheiro SAFT, nas mesmas conste o CAE.

Sei que alterando o template da fatura é possível incluir um campo para o CAE, mas penso que o mesmo não se reflete no ficheiro SAFT.

Obrigado e continuação de excelente trabalho

Efectivamente o CAE é um campo que pode ser exportado na estrutura de documentos do SAFT, e teria de ser definido especificamente em cada documento.

A inclusão desta informação no TEMPLATE ou até mesmo num campo extra do documento (ou em OBSERVAÇÕES) não iria exportar o referido campo no SAFT, como tal, serviria apenas para referência de consulta.

Para uma possível implementação no futuro, como processa a selecção do CAE?

Cada entidade estará SEMPRE associada a um deles? Ou documentos da mesma entidade podem ter CAE diferentes?

Pergunto isto para poder saber se a melhor forma seria definir um CAE por entidade, ou por documento...
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

CAE na fatura e ficheiro SAFT 2 meses 2 semanas atrás #12711

Bom dia

Peço desculpa pela demora na resposta mas só hoje é que reparei que a resposta que preparei, certamente por erro meu, não foi publicada.

Em resumo, o CAE seria necessário por fatura, pelo que que a forma que me parece mais fácil de implementar será por Entidade, ou seja, cada Entidade tem apenas um único CAE.
Desta forma os artigos criados para cada Entidade são exclusivos do respetivo CAE, separando relatórios por CAE, o que é bastante vantajoso.

Se precisar que elabore um pouco mais, peço que me diga que com algum tempo preparo uma resposta mais completa.

Atenciosamente

Fernando Ribeiro

CAE na fatura e ficheiro SAFT 2 meses 1 semana atrás #12721

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 719
Fernando Ribeiro escreveu:
Em resumo, o CAE seria necessário por fatura, pelo que que a forma que me parece mais fácil de implementar será por Entidade, ou seja, cada Entidade tem apenas um único CAE.
Desta forma os artigos criados para cada Entidade são exclusivos do respetivo CAE, separando relatórios por CAE, o que é bastante vantajoso.

Efectivamente terá de ser por ENTIDADE ou por SÉRIE de documento (ambos os cenários irão permitir apenas 1 CAE por documento).

Se tivermos em conta que pode ser possível emitir documentos com diversos CAE para a mesma entidade, então a solução de CAE por entidade fica fora de questão!
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 2 meses 1 semana atrás por marcolopes.
Moderadores: marcolopes