Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: SAFT Rejeitado - Sem facturas válidas

SAFT Rejeitado - Sem facturas válidas 23 Mar. 2013 13:20 #5188

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
Já recomendei a VALIDAÇÃO do ficheiro em DUAS das minhas respostas, no entanto até agora só vejo discussões hipotéticas e não vejo sequer um relatório de erros...

Já que ninguém consulta os LINKS, vou colar aqui o texto:

A validação do ficheiro SAF-T-PT pode ser efectuada das seguintes formas (por ordem de preferência):

1) Através do validador ONLINE da AT: info.portaldasfinancas.gov.pt/apps/saft-pt01/
2) Através do validador DESKTOP da AT (Windows): info.portaldasfinancas.gov.pt/apps/saft-.../local/validador.exe
- A utilização deste validador requer o uso da chave PÚBLICA do Colibri (efectuar download do tópico original: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...do-ficheiro-SAF-T-PT).
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 23 Mar. 2013 13:27 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

SAFT Rejeitado - Sem facturas válidas 23 Mar. 2013 11:18 #5185

• stylmovel
Bom dia,

Peço desculpa pelo atraso na resposta.

Tenho de dizer que não tenho grande conhecimento de informatica.

Em relação às vossas questões.

marcolopes:
"O que me parece é que o SAFT não tem documentos. Emitiu com as datas correctas?"
Datas documentos: São correctas; Data envio do SAFT: Realmente penso que o SAFT só foi enviado no dia 26, será que é esse o problema?

fatinha:
"Verifique se nas faturas diz: documento processado por programa certificado nº****/AT."
Sim, as facturas dizem: programa certificado nº*****/AT

fatinha:
"Repare, tenho conhecimento de uma situação em que as faturas aparecem todas no portal das finanças assim como o iva liquidado mas quando consulto o ficheiro diz: rejeitado porque as faturas não são válidas."
Isso tenho de perguntar ao contabilista, penso que ainda hoje consigo responder.

marcolopes:
"Os documentos podem estar inválidos, por exemplo, PORQUE A ASSINATURA relativa à certificação NÃO foi validada, ou seja:
1) Podem ter sido assinados de forma errada pelo SOFTWARE
2) Podem ter sido EDITADOS pelo utilizador directamente na base de dados, invalidando o controle da certificação"

1) não sei responder
2) nunca os editei na base de dados.

NOTA:
O contabilista diz que tem conhecimento de vários erros nas finanças relativamente a esta questão, não sei se realmente é assim, de qualquer forma, na segunda-feira vou enviar o SAFT deste mes e veremos se dá algum erro.

Este erro não foi reportado por mais ninguem?
Se eu fui o unico, é porque o problema é da minha parte, digo eu.

Obrigado pela ajuda.

Ruben
Última Edição: 23 Mar. 2013 13:16 por marcolopes.

SAFT Rejeitado - Sem facturas válidas 23 Mar. 2013 10:48 #5184

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
fatinha escreveu:
Repare, tenho conhecimento de uma situação em que as faturas aparecem todas no portal das finanças assim como o iva liquidado mas quando consulto o ficheiro diz: rejeitado porque as faturas não são válidas.

Repito: o motivo NÃO é a existência ou não de qualquer MENÇÃO legal na IMPRESSÃO dos documentos. Entende?

Apenas a informação que é exportada para o ficheiro SAFT conta para processamento, e ESSA não é parte da informação exportada. O fisco NÃO SABE se os documentos levam impresso essa menção ou outra qualquer. A empresa estará em incumprimento, SIM, mas a única forma de controlar esse aspecto será uma FISCALIZAÇÃO PESSOAL, e nunca por intermédio do SAFT.

Não compliquemos, p.f.

Os documentos podem estar inválidos, por exemplo, PORQUE A ASSINATURA relativa à certificação NÃO foi validada, ou seja:
1) Podem ter sido assinados de forma errada pelo SOFTWARE
2) Podem ter sido EDITADOS pelo utilizador directamente na base de dados, invalidando o controle da certificação

Por isso aconselho que validem o SAFT através do validador DESKTOP da AT: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...do-ficheiro-SAF-T-PT

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

SAFT Rejeitado - Sem facturas válidas 23 Mar. 2013 00:34 #5183

• fatinha
Repare, tenho conhecimento de uma situação em que as faturas aparecem todas no portal das finanças assim como o iva liquidado mas quando consulto o ficheiro diz: rejeitado porque as faturas não são válidas.

Ora se elas não fossem válidas por outro motivo qualquer elas nem sequer podiam ser consultadas no portal, não estavam disponíveis.

Não sei se se apercebeu mas o código de controlo diz respeito ao código que vem antes da expressão: processado por programa
certificado.

E as faturas emitidas que digam: processado por programa certificado nº****/DGCI não são válidas.
Tem de dizer AT em vez de DGCI..

É uma alteração que terá de ser efetuada para cumprir com os critérios legais ainda que considerada insignificante.

SAFT Rejeitado - Sem facturas válidas 23 Mar. 2013 00:17 #5182

• fatinha
Como não? Uma situação é a informação que é disponibilizada no portal das finanças outra é tudo aquilo que o SAFT contém.

Veja o ofício-circulado 50 000/2012.

SAFT Rejeitado - Sem facturas válidas 23 Mar. 2013 00:03 #5181

• marcolopes
  • Obrigado recebido 754
fatinha escreveu:
Verifique se nas faturas diz: documento processado por programa certificado nº****/AT.
Poderão eventualmente não serem válidas por dizer: documento processado por programa certificado nº****/DGCI

Esse motivo está fora de questão, uma vez que essa informação não é exportada no SAFT.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
  • Página:
  • 1
  • 2
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena