Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Documentos anulados no SAFT

Documentos anulados no SAFT 26 Nov. 2015 18:24 #9952

• marcolopes
  • Obrigado recebido 735
AndreiaAZR escreveu:
Aquando da exportação do SAFT no colibri, tenho de colocar sempre o 1º e o último dia do mês em questão. Automaticamente o sistema "vai buscar" as faturas emitidas nesse mês, exportando-as.

No entanto, aquando da comunicação ao e-fatura, do SAFT do mês de Outubro, deparei-me com a seguinte mensagem do site, que envio em anexo: “O ficheiro indicado, contendo duas faturas, total de créditos 350€, total de débitos 0€, foi validado com sucesso”… No entanto, as duas faturas que o e-fatura fala (uma de 130€ e outra de 220€ sem iva) foram ambas anuladas ainda no mês de Outubro, e portanto essa anulação não foi contabilizada ... Conclusão, vou pagar iva (80,50€) de uma coisa que não usufrui porque o serviço não aconteceu e as faturas terem sido anuladas..

Das duas uma:
1 - O colibri não está a exportar corretamente
2 - O e-fatura não está a transformar os documentos corretamente
3 - Estou a anular, de forma errada, as faturas *

* Segundo indicações deste fórum, as faturas anulam-se da seguinte forma:
- Ir a Movimento de clientes
- Selecionar a fatura
- Clicar no icon ANULAR REGISTO + confirmar

- Ir a Documentos de clientes
- selecionar a fatura (agora a cor cinzenta)
- prever relatório
- guardar + imprimir (vai ser emitida a fatura em que no meio desta diz ANULADO)

Quando comunico, à AT através do e-fatura, as faturas de cada mês, tenho de ir buscar o SAFT que entretanto já exportei no colibri (Ficheiro - processamento - SAFT-PT - Exportação v1.03_01 e selecionar o 1º e último dia do mês e selecionar a opção EXECUTAR, automaticamente aparece uma mensagem no canto superior esquerdo a dizer algo do género "exportação bem sucedida") e de seguida selecionar o ano e o mês em questão, clicando na opção SUBMETER, o que me irá dar o nº total de faturas emitidas, bem como créditos e débitos.

Estarei a comunicar de forma errada o SAFT ?! existe alguma opção no colibri ou no e-fatura para indicar quais as faturas que são anuladas ?!

Peço a vossa ajuda o mais breve possível, porque não sei mesmo como resolver esta questão e tenho de comunicar às finanças o que aconteceu para que possam reconsiderar a situação, o mais breve possível.

Vamos então por partes:

A anulação de documentos faz-se no ecrã de EMISSÃO / EDIÇÃO de documentos, na opção ANULAR. A anulação de facturas (pelo menos nas versões mais recentes do Colibri) está condicionada pela data de emissão (por forma a não ser permitido anular facturas para além da data de emissão do período SAFT anterior), bem como é apresentado um AVISO sobre a anulação (indicando as regras legais exigidas pela AT). Qualquer dúvida sobre este tema deve ser colocada no tópico correcto, que é ESTE: www.projectocolibri.com/forum/geral/2513...anulacao-de-facturas

Uma vez ANULADA a factura, a mesma é removida dos MOVIMENTOS, mas é mantida em BASE de DADOS (é marcada com o estado ANULADA), e pode ser consultada apenas no ecrã de DOCUMENTOS (e o ESTADO pode ser consultado na coluna com o mesmo nome).

Quando é exportado o SAFT, são exportadas todas as FACTURAS (anuladas ou não). Existe um campo na estrutura do SAFT que indica o ESTADO do documento (de acordo com regras técnicas do SAFT), e as facturas anuladas são exportadas com essa indicação.

A partir daqui, não nos podemos pronunciar sobre a forma como a AT contabiliza os documentos! O que podemos garantir é que a exportação está a ser feita de forma correcta, tal como é exigida pela AT.

Até hoje, não consegui chegar a um esclarecimento técnico sobre as razões da AT não apresentar uma totalização mais esclarecedora para evitar mal entendidos por parte de quem utiliza o portal e-fatura. Esta questão terá mesmo de ser colocada à AT. (NOTA: Claro está que a AT sabe quais os documentos que estão ANULADOS, e, evidentemente não os irá considerar para efeitos contabilísticos)

Em resumo: pelo seu relato, está a efectuar as operações correctas, pelo que, a dúvida existente deve ser colocada à AT. Agradeço que, caso obtenha uma resposta satisfatória e esclarecedora, a partilhe aqui no fórum, para conhecimento geral. Se continuar com dúvidas, disponha, tanto pelo fórum, como pela nossa linha de apoio, pois teremos todo o gosto em poder ajudar.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 26 Nov. 2015 18:30 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Documentos anulados no SAFT 25 Nov. 2015 20:05 #9941

• AndreiaAZR
  • Obrigado recebido 2
Boa tarde,

Peço a vossa ajuda no tema exportação do SAFT.

Aquando da exportação do SAFT no colibri, tenho de colocar sempre o 1º e o último dia do mês em questão. Automaticamente o sistema "vai buscar" as faturas emitidas nesse mês, exportando-as.

No entanto, aquando da comunicação ao e-fatura, do SAFT do mês de Outubro, deparei-me com a seguinte mensagem do site, que envio em anexo: “O ficheiro indicado, contendo duas faturas, total de créditos 350€, total de débitos 0€, foi validado com sucesso”… No entanto, as duas faturas que o e-fatura fala (uma de 130€ e outra de 220€ sem iva) foram ambas anuladas ainda no mês de Outubro, e portanto essa anulação não foi contabilizada ... Conclusão, vou pagar iva (80,50€) de uma coisa que não usufrui porque o serviço não aconteceu e as faturas terem sido anuladas..

Das duas uma:
1 - O colibri não está a exportar corretamente
2 - O e-fatura não está a transformar os documentos corretamente
3 - Estou a anular, de forma errada, as faturas *

* Segundo indicações deste fórum, as faturas anulam-se da seguinte forma:
- Ir a Movimento de clientes
- Selecionar a fatura
- Clicar no icon ANULAR REGISTO + confirmar

- Ir a Documentos de clientes
- selecionar a fatura (agora a cor cinzenta)
- prever relatório
- guardar + imprimir (vai ser emitida a fatura em que no meio desta diz ANULADO)

Quando comunico, à AT através do e-fatura, as faturas de cada mês, tenho de ir buscar o SAFT que entretanto já exportei no colibri (Ficheiro - processamento - SAFT-PT - Exportação v1.03_01 e selecionar o 1º e último dia do mês e selecionar a opção EXECUTAR, automaticamente aparece uma mensagem no canto superior esquerdo a dizer algo do género "exportação bem sucedida") e de seguida selecionar o ano e o mês em questão, clicando na opção SUBMETER, o que me irá dar o nº total de faturas emitidas, bem como créditos e débitos.

Estarei a comunicar de forma errada o SAFT ?! existe alguma opção no colibri ou no e-fatura para indicar quais as faturas que são anuladas ?!

Peço a vossa ajuda o mais breve possível, porque não sei mesmo como resolver esta questão e tenho de comunicar às finanças o que aconteceu para que possam reconsiderar a situação, o mais breve possível.

MUITO OBRIGADA

Andreia Santos
Anexos:
Última Edição: 26 Nov. 2015 18:09 por marcolopes.

Documentos anulados no SAFT 27 Nov. 2014 01:18 #8396

• marcolopes
  • Obrigado recebido 735
ELISABETE escreveu:
Anulei duas faturas e enviei o ficheiro SAFT. Pela consulta no e-fatura verifico que uma das faturas anuladas aparece com os valores a somar ás faturas emitidas correctamente.
O erro é do programa colibri ou da Autoridade Tributaria ?

p.f. veja respostas anteriores.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Documentos anulados no SAFT 26 Nov. 2014 19:27 #8392

• SusanaTeixeira
Boa tarde, pedia a vossa solução sff.

Anulei duas faturas e enviei o ficheiro SAFT. Pela consulta no e-fatura verifico que uma das faturas anuladas aparece com os valores a somar ás faturas emitidas correctamente.

O erro é do programa colibri ou da Autoridade Tributaria ?

Grata pela atenção disponibilizada. Aguardo vossa ajuda.
Última Edição: 27 Nov. 2014 01:18 por marcolopes.

Documentos anulados no SAFT 18 Mar. 2014 11:49 #7603

• estupe
  • Obrigado recebido 2
Bom dia
Limitei-me a ir ao site e-fatura e respondi por lá explicando que a divergência dizia respeito a faturas anuladas.
Não recebemos qualquer resposta até ao momento
Cumprimentos
Eugénia
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Documentos anulados no SAFT 13 Mar. 2014 18:31 #7568

• LuisF
  • Obrigado recebido 1
Boa tarde Exma. Sra. Eugenia,

Aconteceu-me precisamente o mesmo, referente ao mesmo período.
Gostaria de saber se e como conseguiu resolver o problema.

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Com os melhores cumprimentos,
luis ferreira
Última Edição: 14 Mar. 2014 04:35 por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: marcolopes
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena