Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Pesquisar nos campos COMBO (listas)

Pesquisar nos campos COMBO (listas) 6 anos 5 meses atrás #570

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 4620
  • Obrigado recebido 639
O Colibri usa 2 tipos de campos do tipo "combo" (listas). Em ambos os tipos de combo a selecção de um elemento pode ser efectuada pelo método básico: navegando pelos elementos com as teclas do cursor, ou abrindo a lista e seleccionado um elemento.

1) Combos NÃO editáveis - Chamadas "combos internas", com valores FIXOS pré-definidos e contendo um numero de elementos reduzido. (Ex: Registo de Artigos -> Tipo)

2) Combos EDITÁVEIS - Chamadas "combos de tabelas", onde são carregadas todas as tabelas definidas nos Parâmetros da aplicação, ORDENADAS pelo código. (Ex: Registo de Artigos -> Taxa IVA)

2a) PESQUISA na COMBO
Devido á possibilidade de uma grande quantidade de elementos, foi implementada uma forma de pesquisa na combo (auto-complete). Para tal, basta ir digitando o CÓDIGO para que os elementos "COMEÇADOS POR" sejam filtrados na lista. A lista resultante pode ser navegada. Esta facilidade cobre grande parte das necessidades.
NOTA: Em alguns casos (nomeadamente em ambiente rede) é possível que as combos não estejam actualizadas. Neste caso, é possível forçar um carregamento manual da combo através da tecla BARRA de ESPAÇO.

2b) PESQUISA na TABELA
Caso seja necessário uma pesquisa mais complexa, existe uma outra facilidade implementada que pode ser usada sempre que o campo combo a pesquisar ESTEJA SELECCIONADO. Ao aceder ás Preferências (seja via teclado, menu ou barra de icones) o campo é automáticamente detectado e a TABELA respectiva é automáticamente localizada e aberta, com o cursor posicionado na caixa de PESQUISA RÁPIDA.
NOTA: Não é possível "copiar" o elemento seleccionado de uma tabela de Preferências para qualquer ecrã (vista) da aplicação. Este tipo de pesquisa serve apenas como uma forma alternativa (mais completa) de encontrar o CÓDIGO pretendido.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 5 anos 4 dias atrás por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
Moderadores: marcolopes