Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Como actualizar o Projecto Colibri?

Como actualizar o Projecto Colibri? 2 anos 11 meses atrás #7782

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 4353
  • Obrigado recebido 598
O software tem à disposição uma opção que analisa a existência de novas versões (MENU -> AJUDA -> ACTUALIZAR), informando o utilizador dos passos a seguir, e permitindo efectuar o DOWNLOAD da versão mais recente.

Caso a versão que estiver a utilizar não disponha da opção ACTUALIZAR, os passos a seguir são os seguintes:

1) Efectuar o download da versão do Colibri mais recente, que pode ser encontrada na secção de downloads: www.projectocolibri.com/download
2) Terminar a sessão de trabalho e fechar o Projecto Colibri;
3) Efectuar uma CÓPIA de SEGURANÇA dos ficheiros H2 existentes na pasta de instalação (ex: colibri9.h2.db);
4) Proceder à desinstalação da versão anterior (ou utilizar uma pasta de instalação diferente);
5) Executar o ficheiro de instalação da versão mais recente e seguir os passos do instalador

Como actualizar a base de dados H2 (para outras bases de dados siga os procedimentos descritos no MANUAL de INSTALAÇÃO):

1) Restaurar uma segurança H2 (ex: colibri9.h2.db) na pasta da nova instalação do Colibri;
2) Alterar o nome do ficheiro para condizer com a versão do projecto (ex: colibri10.h2.db);
3) Arrancar com versão mais recente do Colibri e aguardar pela conversão da base de dados

NOTAS:

1) Se estiver a usar o motor de dados H2 Integrado, a base de dados é criada por predefinição DENTRO da pasta de instalação do Colibri. Para ter acesso à base de dados no sistema MAC, deverá abrir o menu de contexto sobre o ficheiro APP (ex:RCPcolibri.app), seleccionar “Mostrar Conteúdo do Pacote” e navegar pelas pastas "Contents".

2) A criação da base de dados H2 é AUTOMÁTICA e é efectuada no PRIMEIRO LOGIN (primeira utilização do programa) através das configurações de BASE de DADOS definidas na EMPRESA de LOGIN. Uma vez criada a base de dados, apenas poderá ser aberta através do USERNAME e PASSWORD utilizados na sua criação.

3) As configurações das EMPRESAS de LOGIN ficam gravadas no ficheiro EMPRESAS.XML. A EDIÇÃO das configurações, sejam relativas à BASE de DADOS ou não, podem ser efectuadas por qualquer utilizador, através do ECRÃ DE LOGIN do Colibri, em qualquer altura, inclusivé, como é óbvio, antes do primeiro login na aplicação, e como tal, antes da criação automática da base de dados H2.

4) A cada INSTALAÇÃO do Colibri, é criado um ficheiro EMPRESAS.XML NOVO que contém UMA empresa (H2 Integrado). Esta empresa é DEFINIDA com as seguintes credênciais usadas na CRIAÇÃO da base de dados:
USERNAME=sa
PASSWORD=(VAZIO) - SEM QUALQUER ESPAÇO, pois UM ESPAÇO é UM CARACTERE
Caso tenha efectuado um UPGRADE de uma versão anterior onde as credênciais de BASE de DADOS sejam outras, deverá editar a configuração da empresa em conformidade.

5) Até à VERSÃO 8 do Colibri era possível saber QUAL era a password de base de dados definida pelo utilizador na configuração das EMPRESAS de LOGIN, através da EDIÇÃO do ficheiro EMPRESAS.XML, uma vez que o campo relativo à PASSWORD não estava encriptado. A partir da VERSÃO 9, esta consulta deixa de ser possível.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 2 anos 2 meses atrás por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: Thunder, mywash
Moderadores: marcolopes