Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Backups automáticos da base de dados

Backups automáticos da base de dados 3 anos 7 meses atrás #7659

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 4913
  • Obrigado recebido 683
A partir da versão 9.3 passou a ser possível efectuar BACKUPS AUTOMÁTICOS da base de dados.

A partir da versão 11 a PARAMETRIZAÇÃO de BACKUPS passa a ser efectuada no ecrã de LOGIN

- Os backups podem ser ligados / desligados em PARÂMETROS -> BACKUPS AUTOMÁTICOS (afecta todas as empresas)

- Os backups serão efectuados após o LOGIN, para a pasta de BACKUPS definida na EMPRESA de LOGIN -> separador BACKUPS.

- Caso a pasta de BACKUPS não seja definida, será utilizada a pasta BACKUPS criada dentro da pasta de instalação (ex: C:\ProjectoColibriRCP10\backups)

- O utilizador deverá estar ciente que a cópia de segurança automática mais recente NÃO irá conter eventuais alterações efectuadas durante a última sessão de trabalho.

- ANTES de qualquer processo de UPGRADE da aplicação, o utilizador deverá efectuar SEMPRE um backup manual na EMPRESA de LOGIN -> opção BACKUP, bem como uma cópia integral da pasta de BACKUPS para local seguro.

- É aconselhável que a pasta de backups esteja SINCRONIZADA através de um serviço de partilha de ficheiros na CLOUD (ex: DropBox). Desta forma, em caso de falha catastrófica do HARDWARE e/ou SISTEMA, haverá uma salvaguarda dos próprios backups!

Configurações:

- Motor H2 INTEGRADO: Não existe qualquer tipo de configuração adicional. O processo é totalmente transparente.

- H2 Server / MySQL / PostgreSQL: Poderá ser necessário configurar o CAMINHO dos comandos de backup e/ou parâmetros do mesmo.

Esta configuração está definida no seguinte ficheiro:
a) Versão 9 do Colibri: C:\ProjectoColibriRCP9\plugins\colibri.rcp_xxx\configuration\backups.ini
b) Versão 10 do Colibri: C:\ProjectoColibriRCP10\plugins\org.projectocolibri.rcp.resources_xxx\configuration\backups.ini
c) Versão 11 do Colibri: Aceder ao ecrã de LOGIN -> Empresas -> Separador BACKUPS (a configuração será gravada no ficheiro EMPRESAS.XML)

NOTAS:

a) Até à versão 10.0.8 do Colibri, será criado um ficheiro por dia (com a DATA do dia).
b) A partir da versão 10.0.9 do Colibri, será criado um ficheiro por cada arranque da aplicação (com DATA+HORA).

Ficheiro backups.ini (USADO ATÉ À VERSÃO 10):
# Argumentos variaveis substituidos automaticamente:
# [user] = Utilizador do motor de dados
# [password] = Password do motor de dados
# [database] = Nome da base de dados
# [dump] = Ficheiro de backup
[H2]
command = java -cp h2*.jar org.h2.tools.Backup
arguments = -file [dump], -dir ".", -db [database]

[MySQL]
command = C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 5.5\bin\mysqldump
arguments = -u[user], -p[password], -r[dump], -v, [database]

[PostgreSQL]
command = C:\Program Files\PostgreSQL\9.0\bin\pg_dump
arguments = -U[user], -f[dump], -v, -b, [database]

O utilizador poderá necessitar de actualizar o CAMINHO / NOME relativo ao parâmetro "command", de acordo com a sua pasta de instalação do motor de dados.

A substituição de variáveis por valores fixos no parâmetro "arguments" deve ser evitada, pois poderá causar problemas caso sejam usadas diversas bases de dados (empresas).
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 4 meses 3 dias atrás por marcolopes.
O tópico foi bloqueado.
The following user(s) said Thank You: ricardosimoes, rmesquita, stokedsurfer
Moderadores: marcolopes