Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Erro "Registo Inconsistente" ao gravar

Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 05 Jan. 2019 02:03 #12961

• marcolopes
  • Obrigado recebido 760
ruifi escreveu:
Tenho um cliente que ao emitir uma factura/recibo em 2018 (a última do ano) enganou-se e na data meteu o ano de 2818.

Neste momento não consegue emitir factura/recibo, mesmo após ter sido criado a Série de 2019, dado que o programa diz que o registo está inconsistente. O cliente não tem backup de data anterior, pelo que não pode repor outra BD.

Ora bem, a criação de uma NOVA SÉRIE para poder voltar a emitir a FACTURA/RECIBO é o procedimento correcto (em caso de engano com datas, por exemplo) e NÃO CAUSA o erro "Registo Inconsistente". O que causa este erro é, por exemplo, uma REPOSIÇÃO da base de dados, onde constem menos documentos do aqueles que foram emitidos até à data (neste caso, há uma inconsistência de documentos).

P.f. leia este tópico pois encontrará forma de resolver, caso contrário, peço-lhe que entre em contacto com o nosso suporte: www.projectocolibri.com/contacto
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: ruifi

Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 04 Jan. 2019 09:21 #12958

• ruifi
  • Obrigado recebido 3
Bom dia,

Tenho um cliente que ao emitir uma factura/recibo em 2018 (a última do ano) enganou-se e na data meteu o ano de 2818.

Neste momento não consegue emitir factura/recibo, mesmo após ter sido criado a Série de 2019, dado que o programa diz que o registo está inconsistente. O cliente não tem backup de data anterior, pelo que não pode repor outra BD.

Conseguem ajudar?

Obrigado

Rui Figueiredo
Anexos:

Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 05 Mar. 2018 15:44 #12523

• marcolopes
  • Obrigado recebido 760
Dinisleo escreveu:
Quando pretendo guardar uma Fatura surge a mensagem de erro "Gravar Registo O registo está inconsistente"
Já analisei as tabelas de artigos, taxas, clientes e códigos postais e não consigo ver nada que seja inconsistente... como faço para emitir a minha primeira fatura?

Testou a aplicação (mesma instalação) anteriormente com outra base de dados, onde fez emissão de facturas? Se sim, aconselho a fazer um BACKUP da base de dados, mudar o nome da pasta de instalação, efectuar uma NOVA instalação (deve depois copiar a base de dados para a pasta da nova instalação). Depois de testar, pode apagar a pasta de instalação anterior.

No fundo, deve fazer uma NOVA instalação mantendo apenas a base de dados existente.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 02 Mar. 2018 12:14 #12520

• Dinisleo
Quando pretendo guardar uma Fatura surge a mensagem de erro "Gravar Registo O registo está inconsistente"
Já analisei as tabelas de artigos, taxas, clientes e códigos postais e não consigo ver nada que seja inconsistente... como faço para emitir a minha primeira fatura?

Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 17 maio 2016 15:00 #10376

• filipesantos
Olá boa tarde

Muito obrigado pela resposta.

Parece-me que ocorreu alguma falha na base de dados.

Vou explicar em detalhe o que se passou:

Estava a usar normalmente o mac com o Colibri aberto e o OSX crashou aparecendo umas linhas amarelas no ecrã. Não voltou a iniciar corretamente.

Consegui ligar o SSD num outro mac para fazer um ultimo backup para o Time Machine.

Repus a totalidade num novo mac mas só me aparecem faturas até ao numero 28 quando tinha ate a fatura 33.

Tentei fazer uma fatura mas dava-me o erro de registo inconsistente que desaparece quando instalo uma nova versão e reponho a base de dados.

Não resolve é a questão de não ter as faturas 29 a 33 na base de dados.

A minha dúvida é se aconteceu algum problema de consistencia na base de dados por ter crashado em utilização.

O erro de inconsistencia sugere.me que se tento introduzir a factura 29 e o erro e gerado que existe informação referente a esta fatura na base de dados certo?

Cumprimentos

Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 14 maio 2016 16:53 #10374

• marcolopes
  • Obrigado recebido 760
filipesantos escreveu:
Ao repor a base de dados que recuperei pois liguei o disco noutro mac tudo funcionou corretamente.

Tenho um problema pois ao criar uma fatura aparece como novo numero a fatura 29, quando na realidade já tinha emitido até à 33 e o novo numero deveria ser a 34.

Ao inserir a fatura 29 dá "o registo está inconsistente" o que me leva a pensar que as facturas se encontram base de dados mas por algum motivo o programa está a assumir a fatura 29 como a seguinte quando deveria assumir a fatura 34 como seguinte.

Se não fez reposição de uma cópia de segurança, se a base de dados é a mesma, não vejo razões para que a numeração esteja alterada...

Não obstante, basta consultar os DOCUMENTOS de entidades e verificar qual a o documento mais recente que foi emitido (ou através do ecrã de emissão, usando as funções de navegação nos registos).

Pode sempre editar o ÚLTIMO NÚMERO de documento emitido, através dos PARÂMETROS -> DOCUMENTOS -> Separador SÉRIES.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena