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TÓPICO: Erro "Registo Inconsistente" ao gravar

Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 29 Abr. 2015 15:45 #9467

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Rui Miranda escreveu:
Relativamente à questão por mim colocada em 27.03.2015 devido à ocorrência do erro de gravação com a informação de registo inconsistente, agradeço desde já as informações indicadas, mas seguindo as diferentes dicas e continua a indicar o mesmo erro.
Há alguma sugestão para ultrapassar este problema?

Se não consegue resolver a questão depois de ler as respostas deste tópico, agradeço que entre em contacto com o nosso suporte: projectocolibri.com/contacto
Marco Lopes
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Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 29 Abr. 2015 10:22 #9465

  • Rui Miranda
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Bom Dia,

Relativamente à questão por mim colocada em 27.03.2015 devido à ocorrência do erro de gravação com a informação de registo inconsistente, agradeço desde já as informações indicadas, mas seguindo as diferentes dicas e continua a indicar o mesmo erro.

Há alguma sugestão para ultrapassar este problema?

Obrigado

Rui Miranda
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Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 22 Abr. 2015 18:03 #9452

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jmrsc escreveu:
Boa tarde, estou a tentar emitir um recibo (utilizando o filtro para introduzir elementos) no entanto ao gravar aparece sempre o erro da inconsistência do registo.

Efectuou algum restauro da base de dados?

P.f. leia respostas anteriores para mais esclarecimento.
Marco Lopes
Gestor de projecto
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Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 22 Abr. 2015 11:35 #9448

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Boa tarde, estou a tentar emitir um recibo (utilizando o filtro para introduzir elementos) no entanto ao gravar aparece sempre o erro da inconsistência do registo.
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Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 24 Fev. 2015 17:38 #9141

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O meu problema já está resolvido! Obrigado ao Sérgio Gomes pelo excelente apoio!
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Erro "Registo Inconsistente" ao gravar 19 Fev. 2015 04:50 #9119

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johnyept escreveu:
Não contornei nenhuma obrigação legal, pois ao comunicar o SAFT todos os detalhes da minha facturação são enviados para as finanças, como é óbvio não vou entregar a um cliente uma factura que "repeti" devido a um engano (para evitar anulações e/ou notas de crédito), rasgo imediatamente a factura à frente do cliente ou até cancelo a impressão se me aperceber do erro antes dela começar, depois uso o backup para voltar a repetir a factura. Mas entendo a sua posição.

Está a contornar uma obrigação legal!

O RESTAURO de uma base de dados com a finalidade de REMOVER um documento já emitido é ilegal!

O método legal e PERMITIDO PELA AT é a ANULAÇÃO do documento, seguido da emissão de um novo. O meu conselho é que se informe junto do seu contabilista e/ou da AT.

Para informação de todos os utilizadores, fica aqui um AVISO que será apresentado a partir da próxima versão do Colibri (10.1) no momento da anulação de documentos:
Tenha o seguinte em atenção antes de executar esta operação:

O Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (CIVA) estabelece no n.º7 do artigo 29.º que, quando o valor tributável de uma operação ou o imposto correspondente sejam alterados por qualquer motivo, incluindo inexatidão, deve ser emitido documento retificativo de fatura.

O Ofício-Circulado n.º30136, de 2012-11-19, no seu ponto 14, sobre os documentos retificativos da fatura, refere que de harmonia com a nova redação do n.º7 do artigo 29.º, quando o valor tributável de uma operação ou o correspondente imposto sejam alterados por qualquer motivo, incluindo inexatidão, deve ser emitido documento retificativo de fatura (nota de crédito ou de débito), o qual deve conter os elementos referidos na alínea a) do n.º5 do artigo 36.º, bem como a referência à fatura a que respeitam e a menção dos elementos alterados.

Refere ainda o Ofício-Circulado, no referido ponto, que não pode, assim, ser emitida nova fatura, como forma de retificação do valor tributável ou do correspondente imposto
, sem prejuízo da possibilidade de anulação da fatura inicial e sua substituição por outra, quando a retificação se deva a outros motivos.

Portanto, se existe uma inexatidão na FACTURA emitida, ela deve ser corrigida com uma NOTA caso o erro se deva a algum VALOR, e pode ser ANULADA e substituida por outra caso o erro se deva a qualquer outro motivo.

Pessoalmente, considero que um documento ainda NÃO ENVIADO ao cliente, deveria poder ser ANULADO independentemente do motivo, mas sobre este tema já existe um tópico: www.projectocolibri.com/forum/geral/2513...anulacao-de-facturas
Marco Lopes
Gestor de projecto
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Última Edição: 05 maio 2017 17:12 por marcolopes.
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