Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3

TÓPICO: Nao foi possivel inicializar a base de dados

Nao foi possivel inicializar a base de dados 4 anos 8 meses atrás #6714

Bom dia, eu utilizo o colibri 9 versão gratuita, ontem apareceu que existia uma atualização. Fiz o download e instalei, depois sempre que coloco a palavra passe para entrar no colibri surge esta mensagem! o problema é que acho que não tenho uma cópia da minha empresa. Será que é possível ajudarem-me?

Obrigado
Última Edição: 4 anos 8 meses atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Nao foi possivel inicializar a base de dados 4 anos 8 meses atrás #6717

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 718
Arlete Duarte escreveu:
Bom dia, eu utilizo o colibri 9 versão gratuita, ontem apareceu que existia uma atualização. Fiz o download e instalei, depois sempre que coloco a palavra passe para entrar no colibri surge esta mensagem! o problema é que acho que não tenho uma cópia da minha empresa. Será que é possível ajudarem-me?

Cara Arlete,

O erro que descreve é um erro "interno" que nunca deverá ocorer em 99% das situações "normais" de utilização. Parece-me que tem uma instalação com problemas.

1) Deve fazer sempre uma CÓPIA de SEGURANÇA da base de dados (aliás, é algo que a versão 9.3 já faz automaticamente, desde que configurada para tal)

2) Não me diz exactamente o que fez no processo de upgrade. De que versão migrou? Instalou o Colibri numa NOVA PASTA ou por cima de uma pasta já existente? A base de dados é H2? Copiou a base de dados da pasta de instalação anterior para a nova pasta? Alterou o nome da base de dados ou a configuração da empresa?...

Aconselho uma leitura do MANUAL de INSTALAÇÃO na secção de downloads.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Nao foi possivel inicializar a base de dados 4 anos 8 meses atrás #6730

Bom dia, sim a base de dados é H2, eu utilizava o colibri 9, havia uma actualização o 9.3 se nao estou em erro. Coloquei para atualizar e fez o download de uma pasta, pasta essa que coloquei no ambiente de trabalho. Depois fiz a instalação a partir dessa pasta e depois eliminei a pasta. Depois disso deixou de abri o programa aparecendo essa mensagem. Agora não consigo abrir o programa e não tenho uma cópia da empresa. O que fazer?

Muito obrigado pela sua atenção.

Nao foi possivel inicializar a base de dados 4 anos 8 meses atrás #6734

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 718
Arlete Duarte escreveu:
Bom dia, sim a base de dados é H2, eu utilizava o colibri 9, havia uma actualização o 9.3 se nao estou em erro. Coloquei para atualizar e fez o download de uma pasta, pasta essa que coloquei no ambiente de trabalho. Depois fiz a instalação a partir dessa pasta e depois eliminei a pasta. Depois disso deixou de abri o programa aparecendo essa mensagem. Agora não consigo abrir o programa e não tenho uma cópia da empresa. O que fazer?

Repare nas INSTRUÇÕES que são apresentadas quando faz o download da actualização a partir da opção "ACTUALIZAR" do Colibri:

Como actualizar o Projecto Colibri:

1) Seleccionar a plataforma (sistema operativo) e a pasta para onde será efectuado o download da versão mais recente;
2) Continuar a trabalhar no Colibri até ser informado da finalização do download;
3) Terminar a sessão de trabalho e fechar o Projecto Colibri;
4) Efectuar uma CÓPIA de SEGURANÇA dos ficheiros H2 existentes na pasta de instalação (ex: colibri8.h2.db);
5) Proceder à desinstalação da versão anterior (ou utilizar uma pasta de instalação diferente);
6) Executar o ficheiro de instalação da versão mais recente e seguir os passos do instalador

Como actualizar a base de dados H2:

1) Restaurar uma segurança H2 (ex: colibri8.h2.db) na pasta da nova instalação do Colibri;
2) Alterar o nome do ficheiro para condizer com a versão do projecto (ex: colibri9.h2.db);
3) Arrancar com versão mais recente do Colibri e aguardar pela conversão da base de dados

Dito isto, não faço ideia das operações que fez, pelo que, o melhor é pedir ajuda ao nosso suporte técnico: www.projectocolibri.com/contacto
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Nao foi possivel inicializar a base de dados 4 anos 8 meses atrás #6735

Não tem forma de desfazer esta actualização e voltar ao programa como estava?

Nao foi possivel inicializar a base de dados 4 anos 8 meses atrás #6736

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 718
Arlete Duarte escreveu:
Não tem forma de desfazer esta actualização e voltar ao programa como estava?

Eu acho que necessita de pedir ajuda a alguém que possa verificar o que fez exactamente. A base de dados NÃO se perde por instalar uma nova versão, mesmo que na MESMA pasta de instalação da versão anterior (não o deve fazer, mas não é grave).

Portanto, o meu conselho é que não faça mais nada até conseguir salvaguardar a base de dados. Aí sim, deve remover a pasta de instalação actual e proceder de acordo com as INSTRUÇÕES de ACTUALIZAÇÃO (que também podem ser consultadas no MANUAL de INSTALAÇÃO na secção de downloads do site)
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
  • Página:
  • 1
  • 2
  • 3
Moderadores: marcolopes