Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Base de dados vazia ou incompleta

Base de dados incompleta 04 Nov. 2015 21:21 #9877

• Henrique
Estranhamente, o aplicativo desapareceu do meu PC. No disco, pasta ProjetoColibriRCP10, desapareceu o aplicativo e a base de dados. Reinstalei o programa, colei a última base de dados que tinha guardado, colei a pasta de backups, e atualizou. mas faltam-me os dados de 28 de outubro para cá. Ao atualizar a base de dados pergunta se quero atualizar a versão 10.1. Mas a versão do colibri é a 10.2.
Como faço para recuperar os dados em falta, dos últimos dias?
Se estão em backup, como os adiciono à base de dados?
É que já emiti faturas e agora não as consigo recuperar.
Agradeço a ajuda.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Base de dados vazia ou incompleta 21 Out. 2015 14:12 #9835

• marcolopes
  • Obrigado recebido 734
neuzacatarina escreveu:
Tinha instalado no computador a versão 9 e estou a tentar atualizar, o que já fiz foi:

- copiei a pasta do backup da versão anterior para o ambiente de trabalho
- desinstalei a versão anterior do colibri
- fiz o download do colibri no vosso site
- instalei a nova versão do colibri
- abri o programa e voltei a fechar
- gravei a pasta do backup que tinha no ambiente de trabalho na pasta do backup da nova versão e alterei o nome (mas só consigo mudar o nome da pasta e não do ficheiro que está lá dentro)
- abri novamente o programa

NADA ACONTECE

As pastas dos artigos e dos clientes estão todas vazias. Podem dizer-me o que estou a fazer mal.

Esse não é o processo correcto para actualizar a base de dados... Embora só tenha vantagens em copiar a pasta BACKUPS da versão anterior para a nova (afinal, ficará com o histórico de backups), não está a copiar o backup mais recente da base de dados para a pasta de instalação.

ATENÇÃO que os backups são efectuados à ENTRADA da aplicação... e como tal... o facto de ter backups automáticos NÃO garante que os dados que gravou na utilização mais recente do programa estejam contemplados no backup mais recente...Muito cuidado com esta questão!

P.f. leia este tópico: www.projectocolibri.com/forum/faq-pergun...r-o-projecto-colibri
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 05 Nov. 2015 02:45 por marcolopes.

Base de dados vazia ou incompleta 21 Out. 2015 14:01 #9833

• marcolopes
  • Obrigado recebido 734
PEDROIPCA escreveu:
Procedi á mudança de versão (atualização), da versão 10.0.2, para a atual versão 10.1.3, tendo previamente efetuado uma copia da base de dados para uma PEN.

Entretanto, efetuei a instalação da nova versão 10.1.3, tendo me sido questionado pela nova versão que a base de dados iria ser reconvertida (operação irreversível). Procedi a essa indicação e quando entrei no programa, reparei que parte das faturas e tabelas já não constavam.

Como ainda tenho copia da base de dados antiga, como devo proceder para ultrapassar este dilema.

P.f. leia respostas anteriores. A conversão da base de dados não perde dados (a não ser que existam problemas graves na base de dados...).

O que deve ter acontecido é que restaurou a cópia de segurança errada.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Base de dados vazia ou incompleta 21 Out. 2015 11:12 #9831

• neuzacatarina
Tinha instalado no computador a versão 9 e estou a tentar atualizar, o que já fiz foi:

- copiei a pasta do backup da versão anterior para o ambiente de trabalho
- desinstalei a versão anterior do colibri
- fiz o download do colibri no vosso site
- instalei a nova versão do colibri
- abri o programa e voltei a fechar
- gravei a pasta do backup que tinha no ambiente de trabalho na pasta do backup da nova versão e alterei o nome (mas só consigo mudar o nome da pasta e não do ficheiro que está lá dentro)
- abri novamente o programa

NADA ACONTECE

As pastas dos artigos e dos clientes estão todas vazias. Podem dizer-me o que estou a fazer mal.

Base de dados vazia ou incompleta 21 Out. 2015 09:41 #9830

• PEDROIPCA
  • Obrigado recebido 3
Boas

Procedi á mudança de versão (atualização), da versão 10.0.2, para a atual versão 10.1.3, tendo previamente efetuado uma copia da base de dados para uma PEN.

Entretanto, efetuei a instalação da nova versão 10.1.3, tendo me sido questionado pela nova versão que a base de dados iria ser reconvertida (operação irreversível). Procedi a essa indicação e quando entrei no programa, reparei que parte das faturas e tabelas já não constavam.

Como ainda tenho copia da base de dados antiga, como devo proceder para ultrapassar este dilema.

Base de dados vazia ou incompleta 08 Mar. 2015 23:58 #9217

• marcolopes
  • Obrigado recebido 734
Jorg escreveu:
Fiz a actualização de 9.4 para 10, mas não existem dados: facturas, clientes, artigos... tudo vazio.
Fiquei também surpreendido por não receber qualquer mensagem de upgrade da base de dados.

O facto de não ter recebido a mensagem de "upgrade da base de dados" indica que colocou um NOME incorrecto nas configurações da base de dados.

Não deve colocar a extensão "h2.db". Coloque apenas o nome do ficheiro, ex: "c:\xxx\colibri10"
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena