Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Actualização da base de dados

Actualização da base de dados 1 ano 7 meses atrás #11758

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
almeidapoker escreveu:
Através do workbench alterei a codificação para latin e efetuei a atualização (processo concluido com sucesso), após esta voltei a alterar a codificação para uft8.
Não sei que implicações possa ter mas resultou. :)

Obrigado pela dica! Pelo menos resolveu a questão... no entanto, este assunto tem de ser analisado para entender as razões do erro caso a codificação esteja em UTF8.

Alterar a codificação ANTES da conversão, implica que, NOVAS tabelas ou colunas criadas em tabelas existentes, vão ter a codificação indicada... e tal pode resultar em problemas relativamente a strings com palavras acentuadas (o colibri codifica tudo em UTF8). Por exemplo, se a base de dados fosse criada com uma codificação diferente de UTF8, todas as descrições dos registos criados teriam a acentuação completamente errada...
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Actualização da base de dados 1 ano 7 meses atrás #11760

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
Pelo que pude apurar, todas as bases de dados MySQL que analisei que estão a dar erro na conversão foram criadas com a CODIFICAÇÃO ERRADA!!!

O Colibri requer que a base de dados seja criada com codificação UTF8.
CHARACTER SET utf8
COLLATE utf8_bin

Analisei uma miscelânea de codificações usadas, embora grande parte das bases de dados que falham estejam em LATIN.

Assim sendo, fica aqui o alerta para que, quem quiser utilizar o motor MySQL tenha este grande pormenor em atenção!!!

A solução CORRECTA será:
- Efectuar um DUMP da base de dados em SQL
- Recriar a base de dados em UTF8 (drop e create)
- EDITAR o DUMP e substituir as codificações existentes
- Efectuar um restauro do DUMP editado

O resultado do código SQL será este:
DROP TABLE IF EXISTS `paises`;
CREATE TABLE IF NOT EXISTS `paises` (
  `CODIGO` varchar(64) CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_bin NOT NULL,
  `DESCRICAO` varchar(256) CHARACTER SET utf8 COLLATE utf8_bin DEFAULT NULL,
  `RECORD_CONTROL` bigint(20) NOT NULL,
  PRIMARY KEY (`CODIGO`)
) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=utf8;
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 1 ano 7 meses atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Actualização da base de dados 1 ano 6 meses atrás #11952

  • Lfidalgo
  • Avatar de Lfidalgo
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 1
  • Obrigado recebido 1
Boa noite,

necessito de ajuda urgente, atualizei a versão 12 anterior para a mais recente 12.1.3.1, e substituindo a base de dados anterior no /contents/MacOs quando abro o Colibri não aparece nada dos clientes ja criados, documentos antigos, etc..

Eu criei copia da estrutura antiga dentro da pasta MacOS.

Quando realizei o upgrade da 10 para a 12, tudo correu bem, mas dentro da versão 12, o colibri arranca mas não carrega nada da base de dados.

O que poderei estar a fazer mal?

Testei fazer a conversão de um ficheiro antigo da versão 10 para esta versão e funciona. Com o ficheiro ja de varão 12 não.

Necessito de ajuda urgente, porque não consigo utilizar o programa.

EDIT: resolvido, utilizando o ficheiro de backup automatico (o ultimo), e alterando o nome.

Muito Obrigado
Luis Fidalgo
Última Edição: 1 ano 6 meses atrás por Lfidalgo.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Actualização da base de dados 1 ano 2 meses atrás #12353

Não Consigo transportar a base de dados para a nova versão dá-me um erro.

Existem facturas com RETENÇÃO parcialmente justificadas.

Não me deixa fazer atualização para novas versões.
Agradecia Ajuda ate agora trabalhava com a versão antiga só que já recebi o aviso das finanças para atualizar para a versão mais recente.
Obrigada
Carlos Andrade
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Actualização da base de dados 1 ano 2 meses atrás #12356

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
deandrade escreveu:
Não Consigo transportar a base de dados para a nova versão dá-me um erro.
Existem facturas com RETENÇÃO parcialmente justificadas.
Não me deixa fazer atualização para novas versões.
Agradecia Ajuda ate agora trabalhava com a versão antiga só que já recebi o aviso das finanças para atualizar para a versão mais recente.

Terá de emitir recibos sobre as facturas sujeitas a RETENÇÃO que estejam parcialmente justificadas. Se porventura não conseguir localizar nenhuma factura nesta situação, agradeço que contacte o nosso suporte técnico para que a situação seja analisada: www.projectocolibri.com/contacto
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Actualização da base de dados 1 ano 2 meses atrás #12358

  • LAtuga
  • Avatar de LAtuga
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 10
  • Obrigado recebido 1
Boa noite,

Bem aqui vai mais um que simplesmente não consegue por a versão 12 a funcionar com a bd de uma versão antiga.

Peço desculpa, tentei não chatear...mas já tentei tudo que eu acho poderia ter tentado e já não consigo ler mais tópicos no forum porque já me doi a vista...enfim

Estou a usar um portátil com SO windows. Estou com a versão 9 e já fiz a actualização para a versão 12. Copiei a bd da versão antiga e coloquei na pasta de instalação da versão 12 e renomiei a bd "colibri9.h2" para "colibri12.h2", copiei o ficheiro empresas da versão 9 e coloquei na pasta de instalação da versão 12 e o que faz é o seguinte : clique no programa para abrir, aparece a janela inicial pequena onde diz Projecto Colibri durante 2 ou 3 segundos e depois desaperece. Já alterei dentro do ficheiro empresas onde diz colibri9 para colibri12 e nada.

Pois provavelmente será algo fácil mas já não estou com cabeça e preciso de ajuda.

P.S. se não colocar a bd antiga, o programa abre normalmente onde cria uma bd nova e cria um ficheiro empresas nova portanto não é da instalação da versão 12

Obg
Aguardo a vossa ajuda,
Luis
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Moderadores: marcolopes