Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Actualização da base de dados

Actualização da base de dados 6 anos 4 meses atrás #359

• srcsantos
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 5
A versão 5 funcionava na perfeição antes da actualização.
A actualização correu bem e a aplicação arranca sem problemas.
Consigo ver todas as definições que tinha e os artigos estão intactos.
Se tento ver o ficheiro de clientes ou documentos emitidos, a aplicação abre a tab e congela durante um tempinho antes de me mostrar uma lista vazia.
A linha de comandos mostra-me um trace bem longo e repetitivo de um erro que começa sempre com a linha:
java.sql.SQLException: Can't create table 'colibri.#sql-d6a_222' (errno: 150)
(envio em anexo um dump mais completo)
Os erros surgem apenas quando tento aceder à referida informação.
Se tento criar um novo documento (ex.: venda a dinheiro), a série e número de documento surgem correctamente, mas se tento digitar o número de cliente, volta a congelar durante um tempinho e não apresenta a informação do mesmo nem reconhece o número como sendo válido.
A minha base de dados é MySQL e chama-se colibri.
Observando directamente a base de dados, toda a informação parece continuar em bom estado, mesmo aquela que não é apresentada na aplicação.
O utilizador colibri (para acesso da aplicação à bd) tem todas a permissões da base de dados colibri em localhost, mas não tem qualquer outra permissão.
Estou a usar uma versão do RCPcolibri descarregada hoje (2011-01-28) e a licença livre certificada.
O meu sistema é Debian Squeeze x64, com todas as actualizações em dia, e é completamente estável.

Se precisarem de mais informação, disponham.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: colibri_dump-20110129.txt
Tamanho do Ficheiro: 7410
Última Edição: 6 anos 4 meses atrás por srcsantos.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Actualização da base de dados 6 anos 4 meses atrás #360

• srcsantos
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 5
Experimentei criar nova base de dados, e tudo parece funcionar sem erros.
À informação anterior tenho a corrigir que os erros afinal surgem logo entre o login e a janela de aplicação aparecer.

Actualização da base de dados 6 anos 4 meses atrás #361

• srcsantos
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 5
marcolopes escreveu:
Caro srcsantos,

Estive a analisar o LOG, e efectivamente o erro acontece na inicialização do nosso "motor de persistência" (que serve de ligação á camada do conector da base de dados). Não é algo que consigamos controlar, mas existe uma tabela temporária que é criada nesse processo.

Então vejamos: pelo resumo dos 2 posts posso concluír que:

1) O erro acontece na BASE de DADOS convertida da v5 para a v6, sempre que arranca com a aplicação, com as consequências descritas de mau funcionamento em algumas operações;
2) O erro NÃO acontece na BASE de DADOS inicializada pela versão 6 e neste caso não existem quaisquer anormalias no funcionamento da aplicação.

Confirma?

Cumprimentos.

Caro Marco Lopes,

Realmente confirmo que apenas parecem haver problemas com a aplicação quando uso a base de dados actualizada, mas tal não significa que não os hajam com a base de dados recém-criada. De facto não parecem haver, mas a nova base de dados está vazia e não experimentei inserir dados (hora tardia e preguiça).
A questão é importante, mas a minha situação não é grave pois tenho um backup completo da base de dados feito antes da actualização. Não queria ter de voltar para a v5, porque estou a gostar da v6, mas posso fazê-lo sem problemas.
Se acharem que se justifica, posso criar artigos, clientes e documentos fictícios, e coloco aqui depois as minhas observações. Se já tiverem disponível uma base de dados MySQL para fim de testes, tanto melhor.

Best regards.

PS:
No erro, a parte "colibri.#sql-d6a_222" parece manter-se durante uma sessão da aplicação, mas muda entre sessões. O código "d6a_222" parece ir incrementando ligeiramente, sempre com valores hexadecimais. Suponho que a tabela temporária do motor de persistência tenha sempre um nome diferente da anterior, para evitar problemas em caso de um encerramento incorrecto da aplicação, ou talvez para possibilitar a restauração da sessão anterior.
Última Edição: 6 anos 4 meses atrás por marcolopes.

Actualização da base de dados 6 anos 4 meses atrás #365

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 620
Pela lógica, não vejo razão para que apenas a base de dados convertida cause erro. Se tal acontecer é mais um ponto de interrogação.

Agradeço que faça alguns testes com uma base de dados vazia (é meio caminho andado para descartar outros problemas).

1) Criar uma nova base de dados no gestor SQL
2) Deixar o colibri inicializar a base de dados e verificar se ocorreram erros
3) Sair, voltar a entrar na aplicação e verificar se ocorreram erros
4) Introduzir dados (facturas por exemplo), sair, voltar a entrar e verificar se ocorreram erros.

Existem outras distribuições de Linux que estão a causar outros problemas... portanto, tudo aponta para questões de S.O.

Agora... o motivo concreto, temos de o apurar.

Cumprimentos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Actualização da base de dados 6 anos 4 meses atrás #366

• srcsantos
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 5
Criei base de dados vazia e deixei que o Colibri a populasse com a informação inicial: tudo correu sem problemas nem observações.

Fechei aplicação, reiniciei: sem problemas - logo após o login, quando o programa faz as suas verificações, surgem sempre os seguintes avisos:
CHEKING LABELS
<Portugues> ### NOT FOUND ### (on rcpcolibri.vars.model.LabelVARS)
<artigos_tab10> ### NOT FOUND ### (on language/Labels.properties)

Adicionei depois um artigo e um cliente, e criei uma venda a dinheiro: sem qualquer problema - observei apenas que é indicado o IVA por defeito a 21%.

Fechei e reiniciei novamente a aplicação: sem problemas ou observações, e todos os dados estão acessíveis.

Parece-me que algo na actualização da base de dados não correu bem, mas agora que tenho duas vou comparar, para ver se encontro algo que me chame a atenção.

De minha parte, parece-me que o vosso programa está a operar correctamente. O meu sistema é debian, mas já trabalhei com ubuntu, fedora, mandriva e opensuse. Procurem apurar qual o tipo de distribuição nos problemas que vos são relatados porque vos pode ajudar muito a apurar a origem do problema. Da minha parte podem contar com a ajuda que precisarem e vos puder dispensar.
Última Edição: 6 anos 4 meses atrás por srcsantos.

Actualização da base de dados 6 anos 4 meses atrás #367

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 620
Os avisos "### NOT FOUND ###" relativos ás labels são "normais".

O iva a 21% era inicializado por defeito, pois era o iva que vigorava anteriormente (na próxima release será actualizado para o IVA em vigor)

Irrelevante para nossa questão.

Então podemos apurar que é mesmo a base de dados convertida, o que me leva a crer que a conversão NÃO está a ser efectuada com sucesso (embora esteja a receber a mensagem de sucesso, presumo).

Existe uma forma de isolar o problema: CONVERTER a base de dados em WINDOWS, por exemplo, e fazer um restore no linux, verificando depois o seu funcionamento. Se tudo correr bem, ficamos com a certeza que a conversão no LINUX "Debian Squeeze x64" deixa a base de dados inconsistente.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 6 anos 4 meses atrás por marcolopes.
Moderadores: marcolopes