Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Backup da base de dados

Backup da base de dados 6 anos 1 mês atrás #4506

• johnyept
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 8
Mais uma vez obrigado por essa pequena informação.

Sendo assim vou-me entreter a fazer um batch que faça um backup diário desses 2 ficheiros antes de encerrar o computador, tal como já fazia com o meu antigo programa ;)
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Backup da base de dados 5 anos 7 meses atrás #6177

• Interkid
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 2
Por favor, sou iniciante no Colibri, versão 9 free.... podem me dizer onde encontro a função BACKUP da base de dados??

No Primavera essa opção é prática e bem acessível, mas no Colibri não encontrei ainda.

Backup da base de dados 5 anos 7 meses atrás #6180

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 736
Interkid escreveu:
Por favor, sou iniciante no Colibri, versão 9 free.... podem me dizer onde encontro a função BACKUP da base de dados??

Mesma resposta dada anteriormente: Ajudava saber QUAL o motor de base de dados que está a utilizar!

Vamos partir do princípio que está a usar H2: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-Per...-de-base-de-dados-H2

Como efectuar um backup da base de dados?
1) Sair da aplicação
2) Copiar o ficheiro *.h2.db, que se encontra na pasta de instalação do Colibri, para uma outra pasta (ex: a uma base de dados chamada "colibri7" corresponde o ficheiro colibri7.h2.db)
NOTA: O ficheiro *.trace.db pode ser descartado.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 5 anos 7 meses atrás por marcolopes.
The following user(s) said Thank You: confialda

Backup da base de dados 5 anos 7 meses atrás #6181

• Interkid
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 2
Obrigado marcolopes... minha base de daos é realmente a H2.

Bem, eu pensei que havia mais praticidade em fazer backup, como no Primavera onde se acessa a empresa e prima o botão direito do mouse e pronto, temos o backup bem prático.

Sendo assim, a melhor coisa a fazer é usar um sistema de backup automático como o GoodSync por exemplo, que gera o backup assim que o arquivo *.h2.db for alterado. Basta direcionar a um HD externo por exemplo.

Obrigado pela ajuda... foi muito útil.
The following user(s) said Thank You: marcolopes, confialda

Backup da base de dados 5 anos 7 meses atrás #6184

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 736
Interkid escreveu:
Bem, eu pensei que havia mais praticidade em fazer backup, como no Primavera onde se acessa a empresa e prima o botão direito do mouse e pronto, temos o backup bem prático.

A versão PROFISSIONAL inclui um GESTOR de base de dados em HTML que tem opção de BACKUP.

Esse gestor pode ser instalado de forma externa ao Colibri, tal como explicado no FAQ que já indiquei, no entanto, efectuar um backup da base de dados H2 é tão simples, que no fundo, estariamos a complicar.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Backup da base de dados 5 anos 7 meses atrás #6187

• Interkid
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 2
Penso que não, amigo marcolopes... fazer o backup em si é sem dúvida simples, mas ainda não é prático no colibri free.... e inserir uma opção de backup com a devida praticidade do botão direito do mouse, como no sistema Primavera, seria uma atitude de vossa até de uma certa mestria... bem porque para a vossa empresa isso seria ótimo, uma opção que iria melhorar muito o uso do Colibri... uma vez que vocês já tem uma vantagem sobre o Primavera na versão free: a base de dados que não limita o uso até 30 mil euros... foi bem por isso mesmo que passei para o Colibri...

muito obrigado
Moderadores: marcolopes