Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Database may be already in use

Database may be already in use 7 anos 3 semanas atrás #1643

Eu sei que minimizar não é o mesmo que sair da aplicação.
Mas o que é facto é que da 1.ª instalação minimizei e a aplicação pura e simplesmente desapareceu...
Desta vez tenho ideia de nem sequer ter minimizado...e tb desapareceu

E quando digo desapareceu, é uma forma figurada de dizer que fechou

E não, não está a correr, não aparece no task manager, nem existe icon do colibri na lista de icons (no meu caso em baixo) das aplicações abertas.

Não posso fechar o windows durante a semana, só ao fim de semana, tenho aplicações que correm 24h por dia.

Mas isso tudo não invalida que é muito estranho, que por duas vezes, depois de entrar na aplicação, uma vez minimizando (propositadamente, pois queria trabalhar com a aplicação mais tarde) e desta vez nem sequer fazendo isso, a aplicação fecha...
Última Edição: 7 anos 3 semanas atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Database may be already in use 7 anos 3 semanas atrás #1644

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
smsvianetportugal escreveu:
Eu sei que minimizar não é o mesmo que sair da aplicação.
Mas o que é facto é que da 1.ª instalação minimizei e a aplicação pura e simplesmente desapareceu...
Desta vez tenho ideia de nem sequer ter minimizado...e tb desapareceu

Vamos eliminando hipoteses... e havemos de lá chegar:

1) Se não existe um processo do Colibri a correr, então resta uma possibilidade: O FICHEIRO da base de dados ficou "bloqueado" pelo sistema, e não pode ser aberto novamente em modo partilhado...

Existe um utilitário que uso frequentemente (e considero indispensável) para DESBLOQUEAR ficheiros "teimosos" que o sistema ou uma aplicação bloqueia, sem necessidade de terminar a sessão do windows. www.emptyloop.com/unlocker/
Instale e verifique se não existe nenhum processo a controlar os ficheiros da base de dados... (botão direito do rato sobre o ficheiro da base de dados e seleccionar a opção de contexto "Unlocker")

2) Em todo o caso, o facto do Colibri "desaparecer" merece uma análise na tentativa de perceber COMO é que tal acontece... Seguindo a lógica, e como não temos conhecimento de algo similar (de entre milhares de utilizadores), resta-me deduzir que o problema reside no seu PC, daí sugerir que um Logoff ou até mesmo reboot seria o primeiro passo para ISOLAR o problema.

Cumprimentos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Database may be already in use 7 anos 3 semanas atrás #1645

  • rasilva
  • Avatar de rasilva
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 2
  • Obrigado recebido 1
Estimado Marco Lopes,

Em primeiro lugar, é a primeira vez que intervenho neste forúm, queria endereçar-lhe os parabéns pelo excelente trabalho a desenvolver o Colibri.

A situação descrita de desaparecimento do Colibri é muito simples de replicar, pelo menos no Windows 7 64 Bits (o que uso), basta clickar no botão do Colibri na barra de tarefas do windows. Depois de se clickar no botão, o Colibri desaparece da barra de tarefas e aparece um "mini-icon" na zona da task bar (normalmente ao lado do relógio) onde surgem icons como o do Skype, gTalk, Indicador de bateria de um portátil etc.

O problema é que quando um utilizador tem muitos icons nessa zona do lado direito perto do relógio, o Windows 7 esconde todos eles e mostra uma "seta" para cima... e só clickando nessa seta é que se veêm os icons todos (incluindo o do Colibri). Ou seja, caso a pessoa não se lembre que o icon está lá "escondido", de facto, a sensação é que o Colibri "desapareceu", porque em nenhum sitio é visível o icon da aplicação, a verdade é que ele continua a correr.

Partilho uma imagem neste URL... repare nas zonas que indiquei com setas e verá a situação.

Um vez mais, parabéns pelo excelente trabalho!

Rui
Última Edição: 7 anos 3 semanas atrás por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Database may be already in use 7 anos 3 semanas atrás #1647

  • marcolopes
  • Avatar de marcolopes
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 5283
  • Obrigado recebido 736
rasilva escreveu:
O problema é que quando um utilizador tem muitos icons nessa zona do lado direito perto do relógio, o Windows 7 esconde todos eles e mostra uma "seta" para cima... e só clickando nessa seta é que se veêm os icons todos (incluindo o do Colibri). Ou seja, caso a pessoa não se lembre que o icon está lá "escondido", de facto, a sensação é que o Colibri "desapareceu", porque em nenhum sitio é visível o icon da aplicação, a verdade é que ele continua a correr.

Caro Rui,

Obrigado desde já pela intervenção (é pena que poucos utilizadores a façam!)

O cenário apresentado não explica o motivo pelo qual NÃO existe um processo relativo ao Colibri (RCPColibri.exe) a correr! Pelo que foi descrito, o Colibri "desaparece" literalmente (o PROCESSO é terminado de forma desconhecida...)

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Database may be already in use 7 anos 3 semanas atrás #1649

  • rasilva
  • Avatar de rasilva
  • DESLIGADO
  • Mensagens: 2
  • Obrigado recebido 1
Caro Marco,

Mas o que o smsvianetportugal diz é que "não aparece no task manager, nem existe icon do colibri na lista de icons (no meu caso em baixo) das aplicações abertas." .... e não aparece no task manager mesmo. Aparece sim na lista de processos....
Só assim se explica o erro que deu inicio a este thread no forum "Erro: Não foi possível estabelecer a ligação" (porque a aplicação continua a correr quando se tentar lançar novamente uma nova instância).

Esta situação já me aconteceu inúmeras vezes, o processo nunca morre de facto, continua a correr... mas o windows não mostra no task manager nada (a não ser que abrar o tab de processos).
Última Edição: 7 anos 3 semanas atrás por rasilva.
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Database may be already in use 7 anos 3 semanas atrás #1650

O rasilva tem toda a razão.

Eu tenho de facto windows 7 64 bits e acontece o que ele descreveu - o icon (se é que assim se pode chamar) vai para o conjunto de aplicações que só são visiveis se clicarmos na "seta para cima" que aparece do lado direito da barra de tarefas.

E não aparece de facto na lista de aplicações do task manager, mas sim no tab processos (o qual não verifiquei, só vi a lista de aplicações).

Para mim estas duas "características" são um pouco estranhas, pois não são habituais nas aplicações, mas pelo menos está o mistério resolvido e agora já poderei ver se o colibri serve para o que quero.

Obrigado rasilva.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
Moderadores: marcolopes