Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Database may be already in use

Database may be already in use 21 Fev. 2012 18:37 #1645

• rasilva
  • Obrigado recebido 1
Estimado Marco Lopes,

Em primeiro lugar, é a primeira vez que intervenho neste forúm, queria endereçar-lhe os parabéns pelo excelente trabalho a desenvolver o Colibri.

A situação descrita de desaparecimento do Colibri é muito simples de replicar, pelo menos no Windows 7 64 Bits (o que uso), basta clickar no botão do Colibri na barra de tarefas do windows. Depois de se clickar no botão, o Colibri desaparece da barra de tarefas e aparece um "mini-icon" na zona da task bar (normalmente ao lado do relógio) onde surgem icons como o do Skype, gTalk, Indicador de bateria de um portátil etc.

O problema é que quando um utilizador tem muitos icons nessa zona do lado direito perto do relógio, o Windows 7 esconde todos eles e mostra uma "seta" para cima... e só clickando nessa seta é que se veêm os icons todos (incluindo o do Colibri). Ou seja, caso a pessoa não se lembre que o icon está lá "escondido", de facto, a sensação é que o Colibri "desapareceu", porque em nenhum sitio é visível o icon da aplicação, a verdade é que ele continua a correr.

Partilho uma imagem neste URL... repare nas zonas que indiquei com setas e verá a situação.

Um vez mais, parabéns pelo excelente trabalho!

Rui
Última Edição: 22 Fev. 2012 00:42 por marcolopes.
O adminstrador desactivou a escrita pública.
The following user(s) said Thank You: marcolopes

Database may be already in use 21 Fev. 2012 15:48 #1644

• marcolopes
  • Obrigado recebido 744
smsvianetportugal escreveu:
Eu sei que minimizar não é o mesmo que sair da aplicação.
Mas o que é facto é que da 1.ª instalação minimizei e a aplicação pura e simplesmente desapareceu...
Desta vez tenho ideia de nem sequer ter minimizado...e tb desapareceu

Vamos eliminando hipoteses... e havemos de lá chegar:

1) Se não existe um processo do Colibri a correr, então resta uma possibilidade: O FICHEIRO da base de dados ficou "bloqueado" pelo sistema, e não pode ser aberto novamente em modo partilhado...

Existe um utilitário que uso frequentemente (e considero indispensável) para DESBLOQUEAR ficheiros "teimosos" que o sistema ou uma aplicação bloqueia, sem necessidade de terminar a sessão do windows. www.emptyloop.com/unlocker/
Instale e verifique se não existe nenhum processo a controlar os ficheiros da base de dados... (botão direito do rato sobre o ficheiro da base de dados e seleccionar a opção de contexto "Unlocker")

2) Em todo o caso, o facto do Colibri "desaparecer" merece uma análise na tentativa de perceber COMO é que tal acontece... Seguindo a lógica, e como não temos conhecimento de algo similar (de entre milhares de utilizadores), resta-me deduzir que o problema reside no seu PC, daí sugerir que um Logoff ou até mesmo reboot seria o primeiro passo para ISOLAR o problema.

Cumprimentos.
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Database may be already in use 21 Fev. 2012 15:29 #1643

• smsvianetportugal
  • Obrigado recebido 1
Eu sei que minimizar não é o mesmo que sair da aplicação.
Mas o que é facto é que da 1.ª instalação minimizei e a aplicação pura e simplesmente desapareceu...
Desta vez tenho ideia de nem sequer ter minimizado...e tb desapareceu

E quando digo desapareceu, é uma forma figurada de dizer que fechou

E não, não está a correr, não aparece no task manager, nem existe icon do colibri na lista de icons (no meu caso em baixo) das aplicações abertas.

Não posso fechar o windows durante a semana, só ao fim de semana, tenho aplicações que correm 24h por dia.

Mas isso tudo não invalida que é muito estranho, que por duas vezes, depois de entrar na aplicação, uma vez minimizando (propositadamente, pois queria trabalhar com a aplicação mais tarde) e desta vez nem sequer fazendo isso, a aplicação fecha...
Última Edição: 21 Fev. 2012 15:38 por marcolopes.

Database may be already in use 21 Fev. 2012 15:13 #1642

• marcolopes
  • Obrigado recebido 744
Tornei a não usar logo a aplicação e ela fechou, desta vez tenho a impressão que nem minimizei...
...
Não percebo porque é que a aplicação fecha e depois quando tento entrar de novo, dá erro de ligação...

O problema está AQUI... MINIMIZAR não é o mesmo que SAIR da aplicação...

Tem a certeza que a aplicação NÃO está a correr??
O icone do Colibri aparece no "tabuleiro do sistema"?
Se fizer logout da sessão do WINDOWS, fechando todas as aplicações, ao voltar a fazer login e a correr o Colibri, depara-se com o mesmo problema?

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 21 Fev. 2012 15:16 por marcolopes.

Database may be already in use 21 Fev. 2012 14:44 #1641

• smsvianetportugal
  • Obrigado recebido 1
Fiz o que foi sugerido e entrei na aplicação e foi criada, na pasta, os ficheiros de bd TESTE.

Tornei a não usar logo a aplicação e ela fechou, desta vez tenho a impressão que nem minimizei...

Tentei de novo abrir, exactamente com a mesma configuração, e tornou a dar o mesmo erro...

O path é C:\projectocolibrircp6

O s.o. é windows 7

Não percebo porque é que a aplicação fecha e depois quando tento entrar de novo, dá erro de ligação...

Database may be already in use 21 Fev. 2012 13:23 #1640

• marcolopes
  • Obrigado recebido 744
Lendo o tópico que referiu, as únicas informações que parecem relevantes para este problema são:
- Host deve estar vazio - e está
- Devem existir ficheiros com o nome da BD e .h2.db e .trace.db na pasta de instalação - e existem.

E o problema mantém-se..."não foi possível estabelecer a ligação".

Há mais alguma coisa a que devo fazer e/ou há alguma coisa que não tenha feito bem?

Algo está a impedir a abertura da base de dados... vamos tentar analisar o motivo...

Faça o seguinte:
1) Edite a empresa e altere o NOME da base de dados para TESTE
2) Ao efectuar LOGIN a base de dados terá de ser inicializada

Caso obtenha erro de LIGAÇÃO ou de INICIALIZAÇÃO, diga-me:
Qual é o CAMINHO completo da pasta de instalação do Colibri?
Qual é o Sistema Operativo que está a utilizar?

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 21 Fev. 2012 15:15 por marcolopes.
Moderadores: marcolopes
Desenvolvido por Kunena