Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha: Memorizar

TÓPICO: Database may be already in use

Database may be already in use 5 anos 1 mês atrás #1635

Boa Tarde,

Instalei hoje a versão free, sem BD (fiquei só com H2), de acordo com as vossas instruções.

A instalação correu bem e foi dada como concluida.

Mas, como não usei o sw de imediato, cliquei no botão de minimizar da janela (tipico das aplicações windows) e a aplicação colibri fechou...

Quando a iniciei novamente, fazendo duplo clique no icon, tive de meter de novo a licença free e a senha, mas depois quando pus a password, não abiru a aplicação e deu a mensagem de erro:

"Não foi possível estabelecer a ligação".

Que posso fazer para solucionar?

Obrigado
O adminstrador desactivou a escrita pública.

Database may be already in use 5 anos 1 mês atrás #1636

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 598
smsvianetportugal escreveu:
Boa Tarde,

Instalei hoje a versão free, sem BD (fiquei só com H2), de acordo com as vossas instruções.

A instalação correu bem e foi dada como concluida.

Mas, como não usei o sw de imediato, cliquei no botão de minimizar da janela (tipico das aplicações windows) e a aplicação colibri fechou...

Quando a iniciei novamente, fazendo duplo clique no icon, tive de meter de novo a licença free e a senha, mas depois quando pus a password, não abiru a aplicação e deu a mensagem de erro:

"Não foi possível estabelecer a ligação".

Que posso fazer para solucionar?

Obrigado

1) Não existe instalação SEM BD, existem é diversos motores de base de dados, no seu caso, foi escolhido o motor H2.

2) A mensagem "Não foi possível estabelecer a ligação" indica que a BASE de DADOS não existe. Edite a EMPRESA em questão (será a primeira) e verifique os parâmetros da base de dados, bem como a existência da mesma na pasta do Colibri. Consulte este tópico: www.projectocolibri.com/forum/14-FAQ-%28...-de-base-de-dados-H2

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Database may be already in use 5 anos 1 mês atrás #1639

Não sei se percebi e não sei se só com essa resposta resolvo o problema, visto que nunca usei isto.

Editando a BD da 1.ª (e única) empresa (a propósito, eu mudei o nome dessa 1.ª empresa, penso que não terá influência - se tem digam):
- Driver: H2
- Host: (vazio)
- Base de Dados: rcp6
- Utilizador: admin
- Password: admin

Lendo o tópico que referiu, as únicas informações que parecem relevantes para este problema são:
- Host deve estar vazio - e está
- Devem existir ficheiros com o nome da BD e .h2.db e .trace.db na pasta de instalação - e existem.

E o problema mantém-se..."não foi possível estabelecer a ligação".

Há mais alguma coisa a que devo fazer e/ou há alguma coisa que não tenha feito bem?
Última Edição: 5 anos 1 mês atrás por marcolopes.

Database may be already in use 5 anos 1 mês atrás #1640

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 598
Lendo o tópico que referiu, as únicas informações que parecem relevantes para este problema são:
- Host deve estar vazio - e está
- Devem existir ficheiros com o nome da BD e .h2.db e .trace.db na pasta de instalação - e existem.

E o problema mantém-se..."não foi possível estabelecer a ligação".

Há mais alguma coisa a que devo fazer e/ou há alguma coisa que não tenha feito bem?

Algo está a impedir a abertura da base de dados... vamos tentar analisar o motivo...

Faça o seguinte:
1) Edite a empresa e altere o NOME da base de dados para TESTE
2) Ao efectuar LOGIN a base de dados terá de ser inicializada

Caso obtenha erro de LIGAÇÃO ou de INICIALIZAÇÃO, diga-me:
Qual é o CAMINHO completo da pasta de instalação do Colibri?
Qual é o Sistema Operativo que está a utilizar?

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação

Database may be already in use 5 anos 1 mês atrás #1641

Fiz o que foi sugerido e entrei na aplicação e foi criada, na pasta, os ficheiros de bd TESTE.

Tornei a não usar logo a aplicação e ela fechou, desta vez tenho a impressão que nem minimizei...

Tentei de novo abrir, exactamente com a mesma configuração, e tornou a dar o mesmo erro...

O path é C:\projectocolibrircp6

O s.o. é windows 7

Não percebo porque é que a aplicação fecha e depois quando tento entrar de novo, dá erro de ligação...

Database may be already in use 5 anos 1 mês atrás #1642

• marcolopes
  • DESLIGADO
  • Obrigado recebido 598
Tornei a não usar logo a aplicação e ela fechou, desta vez tenho a impressão que nem minimizei...
...
Não percebo porque é que a aplicação fecha e depois quando tento entrar de novo, dá erro de ligação...

O problema está AQUI... MINIMIZAR não é o mesmo que SAIR da aplicação...

Tem a certeza que a aplicação NÃO está a correr??
O icone do Colibri aparece no "tabuleiro do sistema"?
Se fizer logout da sessão do WINDOWS, fechando todas as aplicações, ao voltar a fazer login e a correr o Colibri, depara-se com o mesmo problema?

Cumprimentos
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Moderadores: marcolopes