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TÓPICO: Inicialização da base de dados

Inicialização da base de dados 15 Fev. 2016 09:15 #10210

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Bom dia,

No último log que enviei está lá o erro (post de ontem, e não o anterior), bem como os ficheiros que aparentemente tem problemas. Veja por favor os anexos que enviei ontem.

Obrigado.

UPDATE: esqueça este post, por favor. Não tinha visto a resposta. As minhas desculpas.


Cumprimentos,
Pedro Serra.
Última Edição: 15 Fev. 2016 09:21 por anakin84.
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Inicialização da base de dados 15 Fev. 2016 02:49 #10209

  • marcolopes
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anakin84 escreveu:
No seguimento do erro anterior, e após um par de horas de debug, encontrei um novo erro (num output diferente dos normais logs da API do colibri, daí não ter encontrado antes). O erro encontra-se em anexo com o nome erro.log.

Com mais cerca de uma hora de debug *pareceu-me* que o erro se refere a um ficheiro com o nome 102-Existencias-Preco_de_venda.rptdesign que se encontra na directoria eclipse/plugins/org.projectocolibri.rcp.resources_10.2.0.201511070416/populate/pt/templates. Abrindo o ficheiro (em anexo renomeado para 102-Existencias-Preco_de_venda.rptdesign_LINUX.xml) vejo que está inválido. Comparando com ficheiro exportado numa máquina Windows (o anterior foi exportado numa máquina Linux) reparo que são diferentes (ver ficheiro em anexo com o nome 102-Existencias-Preco_de_venda.rptdesign_WINDOWS.xml) e que este último me parece válido.

Este diferença dos ficheiros pode explicar o estado inconsistente em que a base de dados fica? Podem-me ajudar a perceber como posso ultrapassar este problema?

Aproveito para informar que temos um projecto importante pendente de entrada em produção por causa deste problema.

Vamos então por partes:

1) O erro apresentado significa que o processamento do REPORT está a dar erro, provávelmente porque o mesmo está CORROMPIDO! (isto é, caso ninguém tenha EDITADO e alterado o mesmo). Razões? Desconheço.

2) O estado inconsistente da base de dados, até agora, é relativo à tabela de TEMPLATES, certo? Respondi anteriormente, é algo que precisa de ser analisado com mais pormenor (tal não me acontece em Windows e até agora não tenho qualquer situação reportada em Linux, no qual trabalhamos todos os dias)

3) A forma de ultrapassar esta situação sem mais demora, será instalar uma das versões do Colibri (windows, linux, mac), efectuar LOGIN, aguardar pela inicialização da base de dados, e sair da aplicação, aproveitando depois a BASE de DADOS criada para o vosso ambiente de produção.

Entretanto, seria do interesse de ambas as partes investigarmos esta situação, pelo que, agradeço que entrem em contacto com o nosso suporte técnico: www.projectocolibri.com/contacto
Marco Lopes
Gestor de projecto
Análise e Programação
Última Edição: 15 Fev. 2016 02:54 por marcolopes.
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Inicialização da base de dados 15 Fev. 2016 02:41 #10208

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anakin84 escreveu:
Ao efectuar o login através da API a BD é de facto iniciada, contudo, nem todos os dados são criados correctamente. Os templates, por exemplo, não são iniciados. Como tal, é possível criar facturas via API, mas não é possível obter o respectivo PDF.

Envio em anexo um screenshot com a inicialização via api e via aplicação (para se ver a diferença), bem como o log devolvido pela API no arranque onde é efectuada a inicialização.

Estamos a usar a última versão da API e está a correr em Linux (CentOS).

Analisado o LOG da CONSOLA (em anexo) parece-me que tudo correu devidamente, excepto o POPULATE da tabela de TEMPLATES, que efectivamente só encontrou 2 templates na pasta dos templates (101 e 102) e nem sequer chegou a importar o 102, daí o mesmo ter sido criado sem descrição na tabela TEMPLATES, o que é deveras estranho!!! Em caso de ERRO na importação, o processo de populate deveria ter sido abortado com erro... o que não aconteceu.

1) Podem confirmar se os templates estão efectivamente na pasta devida? Neste caso /home/pserra/colibri_api/export/eclipse/plugins/org.projectocolibri.rcp.resources_10.2.0.201511070416/populate/pt/templates/


2) Podem verificar se o LOG criado pela aplicação em ficheiro contém alguma informação relevante? Pasta /workspace/.metadata
Marco Lopes
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Inicialização da base de dados 14 Fev. 2016 22:05 #10207

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anakin84 escreveu:
Antes de mais gostaria que assim que esta mensagem fosse lida me respondessem no mínimo com um "A sua mensagem foi lida e está a ser analisada". A última mensagem que enviei foi à mais de duas semanas e não sei se está a ser analisada ou sequer se foi lida.

Nem sequer foi lida... por lapso meu. O aviso de nova mensagem chegou, mas ficou marcado como LIDO juntamente com outras mensagens.
Marco Lopes
Gestor de projecto
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Inicialização da base de dados 14 Fev. 2016 21:59 #10206

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Boa noite,

Antes de mais gostaria que assim que esta mensagem fosse lida me respondessem no mínimo com um "A sua mensagem foi lida e está a ser analisada". A última mensagem que enviei foi à mais de duas semanas e não sei se está a ser analisada ou sequer se foi lida.

No seguimento do erro anterior, e após um par de horas de debug, encontrei um novo erro (num output diferente dos normais logs da API do colibri, daí não ter encontrado antes). O erro encontra-se em anexo com o nome erro.log.

Com mais cerca de uma hora de debug *pareceu-me* que o erro se refere a um ficheiro com o nome 102-Existencias-Preco_de_venda.rptdesign que se encontra na directoria eclipse/plugins/org.projectocolibri.rcp.resources_10.2.0.201511070416/populate/pt/templates. Abrindo o ficheiro (em anexo renomeado para 102-Existencias-Preco_de_venda.rptdesign_LINUX.xml) vejo que está inválido. Comparando com ficheiro exportado numa máquina Windows (o anterior foi exportado numa máquina Linux) reparo que são diferentes (ver ficheiro em anexo com o nome 102-Existencias-Preco_de_venda.rptdesign_WINDOWS.xml) e que este último me parece válido.

Este diferença dos ficheiros pode explicar o estado inconsistente em que a base de dados fica? Podem-me ajudar a perceber como posso ultrapassar este problema?

Aproveito para informar que temos um projecto importante pendente de entrada em produção por causa deste problema.

Obrigado.


Cumprimentos,

Pedro Serra.
Anexos:
Última Edição: 14 Fev. 2016 21:59 por anakin84. Motivo: Adicionado erro de log em zip pois foi bloqueado.
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Inicialização da base de dados 31 Jan. 2016 23:39 #10161

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Boa noite,

Ao efectuar o login através da API a BD é de facto iniciada, contudo, nem todos os dados são criados correctamente. Os templates, por exemplo, não são iniciados. Como tal, é possível criar facturas via API, mas não é possível obter o respectivo PDF.

Envio em anexo um screenshot com a inicialização via api e via aplicação (para se ver a diferença), bem como o log devolvido pela API no arranque onde é efectuada a inicialização.

Estamos a usar a última versão da API e está a correr em Linux (CentOS).



Obrigado,

Pedro Serra.
Anexos:
Última Edição: 31 Jan. 2016 23:40 por anakin84. Motivo: adicionar log
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